A Verificação Cíclica de Redundância (também conhecida como CRC) é um método de verificação de dados que o computador realiza para verificar erros nos discos rígidos e ópticos (CD e DVD). Um Erro de Verificação Cíclica de Redundância pode ser causado por diversos motivos: registro corrompido, fragmentação do disco rígido, instalação problemática de alguma programa ou desconfiguração de arquivos. Independentemente da causa específica, esse erro é bastante grave e deve ser abordado da forma correta para evitar possíveis perdas de arquivos ou até mesmo falha total do sistema operacional. Felizmente, existem algumas formas simples para lidar com esse problema usando programas gratuitos.
- Caso um CD ou DVD esteja apresentando esse erro, pode ser devido a riscos ou sujeira. Primeiramente, tente limpar o disco com um pano macio.
- Erros de discos ópticos geralmente não são reparáveis.
- Se receber essa mensagem de erro em um Mac (mais raro de acontecer), tente primeiro executar o utilitário de disco embutido no sistema operacional e “Reparar” o disco.
- A verificação básica deve demorar cerca de 15 a 20 minutos, enquanto a opção avançada pode demorar até horas. Verifique se você tem esse tempo disponível e não use o computador até o término da verificação.
Reinicie o computador para iniciar a verificação. Ao verificar o disco rígido principal do computador (o que contém o sistema operacional), o CHKDSK não vai ser capaz de ser executado imediatamente e vai agendar a verificação na próxima inicialização do computador.
- Você pode continuar a usar o computador normalmente neste ponto; reinicie quando tiver tempo para realizar a verificação completa.
- Caso suspeite que o disco rígido esteja perto do fim de sua vida útil, realize um backup dos arquivos importantes antes de executar a verificação. Mesmo que alguns dados estejam inacessíveis, salve tudo que você puder.
Use acessos alternativos ao utilitário ao CHKDSK. Às vezes, executar o CHKDSK da forma mencionada anteriormente (utilizando o botão direito do mouse) não executa a verificação e correção dos erros de forma apropriada. Se a verificação não corrigir o problema, tente um método alternativo ao CHKDSK.
Abra o prompt de comando. Encontre o programa “prompt de comando” sob Acessórios.
- O CHKDSK deve ser aberto com privilégios de administrador para que a verificação seja executada.
Digite “chkdsk /f x:” no prompt de comando. A letra “x” deve ser substituída pela letra do disco no qual você deseja executar a verificação. Pressione a tecla ↵ Enter.
- O passo anterior é referente ao comando para a verificação básica do disco. Para executar a verificação avançada, digite “chkdsk /r x:” onde “x” deve ser substituído pela letra do disco desejado.
Aguarde até que a verificação seja concluída. Ao término do procedimento, o CHKDSK vai dar exibir um relatório e reiniciar o computador. Caso ele tenha sido capaz de corrigir os erros, isso é tudo o que você precisa fazer.
- Se o comando /r parecer ficar preso ou nunca terminar a verificação (mesmo se você esperar o dia inteiro), é provável que existam arquivos danificados e que o CHKDSK não tenha sido capaz de repará-los. Sendo assim, tente o Método seguinte.
- Com o tempo, o disco rígido pode desenvolver pequenas corrupções de arquivos e outros erros por meio de diferentes formas. O CHKDSK pode consertar muitos problemas pequenos, mas não os mais graves.